2018 Número 1

Repolho: uma cultura comum que necessita nutrição inteligente com Polysulphate

Na Polônia é consumido como picles, no Quênia frito, no Reino Unido cozido. Estamos falando do saboroso repolho, cultivado há mais de três mil anos em todo o mundo, tanto para consumo in natura quanto para preparação de diversas receitas. Apesar de toda experiência que temos com esta cultura, ainda há muitas oportunidades de melhora quando pensamos em cultivo do repolho com alta qualidade e produtividade.

Graças a uma pesquisa do IPI (International Potash Institute) temos novidades sobre como o fertilizante natural Polysulphate pode auxiliar no desenvolvimento das plantas

Aparentemente a China lidera a produção de repolho, produzindo cerca de metade dos repolhos consumidos na Terra todo ano, porém o país com maior consumo per capita é a Rússia. Independente de onde sejam cultivados os repolhos, sua alta demanda por nutrientes faz com que fiquem vulneráveis e suscetíveis às doenças fúngicas e bacterianas. Para minimização destes riscos, o repolho e cultivado em áreas com alta fertilidade. A tendência é que ocorra a fertilização em excesso, fato que não é positivo para o solo, para o meio ambiente e muito menos para os custos de produção.

Polysulphate e o aumento da produtividade

Novos resultados sobre os benefícios da utilização do fertilizante natural proveniente da polialita mostraram o poder de Polysulphate no aumento do vigor e produtividade. Os dados dos experimentos realizados na região de Piedade/SP foram recentemente apresentados no 36° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Foram resumidos em um pôster disponível em inglês e português. Mostraram que ainda há algo a aprendermos em relação ao aumento da produtividade do repolho, considerando vigor e tamanho.

Os tratamentos foram planejados comparando o fornecimento de potássio utilizando cloreto de potássio (KCl), com misturas crescentes de Polysulphate (20%, 40%, 60%, 80% até 100% de Polysulphate).

Dos resultados, obtivemos três conclusões:
  1. O máximo vigor foi encontrado com doses de Polysulphate entre 40-60% nas misturas.
  2. Polysulphate reduziu significativamente a incidência de podridão negra (Xanthomonas campestris).
  3. A substituição parcial de KCl por Polysulphate na proporção de 80% aumentou a produtividade da cultura em 12%.
A substituição parcial de KCl por Polysulphate aumentou significativamente a produtividade 12% em comparação com o tratamento controle.
Impulsionando a produtividade de repolhos com Polysulphate

Seja consumindo em forma de picles, frito, cozido, in natura ou da forma que mais que mais agradar, conte conosco para trazer novidades sobre os benefícios que a adubação com Polysulphate propicia à sua produção de repolhos, assim como todas as demais culturas.