2017 Número 6

Provando o potencial de Polysulphate no Brasil

Colheita de soja no Brasil. Foto: ICL Brasil.
Evidências são a chave para a tomada de decisão

Escolhas são formadas por evidências. Decisões são determinadas por dados. Apresentar as evidências de resultados experimentais é a chave para nosso trabalho com agricultores e consultores ao redor do mundo. Os resultados de pesquisas que apoiamos no Brasil é um bom exemplo de como contribuir para o melhor entendimento da nutrição vegetal e boas práticas no uso de fertilizantes.

Dos vasos ao campo

Qualquer agricultor responsável pela tomada de decisão na compra de fertilizantes precisa de uma prova de que uma nova alternativa se comporta em relação aos fertilizantes usados no momento. Alguns têm a possibilidade de realizar experimentos em sua própria fazenda, ou têm acesso a locais onde estejam sendo conduzidos os campos, porém para muitos os testes em vasos são fundamentais para sanar as dúvidas.

Em uma pesquisa conduzida na cultura do arroz em vasos, na ESALQ/ USP, apoiada pela ICL e financiada pelo Instituto Internacional do Potássio (IPI), o desempenho da Polihalita foi comparada com outras fontes de nutrientes, em um solo arenoso de baixa fertilidade. A Polihalita, comercializada como Polysulphate, teve um ótimo desempenho.

Plantas de arroz com restrição dos macronutrientes K, S, Ca e Mg apresentaram crescimento reduzido (veja foto abaixo). Fontes solúveis destes nutrientes e as duas formas de Polysulphate, granular e farelado, possibilitaram crescimento normal às plantas. Tanto as fontes solúveis, quanto as duas apresentações de Polysulphate apresentaram efetividade similar em suprimento de K, S, Ca e Mg às plantas. Não foram encontrados sinais de toxicidade ou excesso de salinidade, tanto na dose indicada quanto na dose dobrada de Polysulphate.

Estes resultados, obtidos em condições de casa-de-vegetação, demonstram a elevada eficiência do Polysulphate como fertilizante, mesmo em solos de baixa fertilidade.
Desenvolvimento das plantas de arroz fertilizadas com o fertilizante Polihalita em comparação com plantas com falta de K, S, Ca e Mg
Experimento em campo

Aumentando as proporções, experimentos em campo também foram conduzidos em outras regiões do Brasil com a cultura da soja, como por exemplo um trabalho conduzido na região de Sapezal/MT, a fim de avaliar a mobilidade dos nutrientes do Polysulphate no solo. O experimento verificou a distribuição de K, S, Ca e Mg no perfil em campo, após tratamentos com aplicação de calcário e fertilizantes (KCl e Polysulphate).

A aplicação de Polihalita resultou em um aumento de Ca e Mg em todo perfil do solo, em comparação à aplicação desses nutrientes com calcário e KCl. Sulfato foi o nutriente que apresentou maior mobilidade em ambos os tratamentos. Enquanto os níveis de S foram iguais nas camadas superficiais, a Polihalita aumentou significativamente as concentrações em camadas mais profundas.
Níveis de Ca, Mg, K e S no perfil do solo em área de cultivo de soja após aplicação de calcário e aplicação de fertilizantes com KCl ou Polihalita em Latossolo.
Esse experimento em soja nos mostra que a Polihalita tem solubilidade adequada para alcançar e promover um sistema radicular ativo, mesmo quando aplicado em cobertura, além disso, o Polysulphate é um fertilizante com o potencial considerável para aumentar a produção em sistemas de plantio direto, onde solos tendem a apresentar deficiências significativas de Ca e Mg em subsuperfície.

Além disso, os resultados mostraram um benefício adicional fornecido pelo Polysulphate, o fornecimento de enxofre de forma gradativa, um nutriente que por muito tempo foi negligenciado e que é requerido em altas quantidades pelas culturas de interesse econômico do país.

A realidade de cada agricultor

Desde nossas conversas às nossas palestras para ao público em geral, nosso discurso é o mesmo, adequar para cada contexto e para cada cultura, compartilhar ideias de: como e por que usar Polihalita como fertilizante, seu funcionamento e então oferecer ajuda para criar recomendações.

Com isso, encerramos esta edição do informe Polysulphate.

Mais resultados das pesquisas realizadas encontram-se em nosso site disponíveis para download.
Vista geral de campo experimental no Brasil
Desejamos á todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!