2017 Número 3

Polihalita, nossa necessidade por um mineral pré-histórico

ICL extrai Polihalita das profundezas da Terra ao longo da costa da Inglaterra

Nos dias de hoje, dos produtores rurais aos fornecedores de fertilizantes, estamos todos focados na melhoria da performance de nossas produtividades.

Nesta edição de nosso Informe, decidimos focar em um olhar mais profundo na história da Polihalita e sua extraordinária jornada desde sua descoberta até seu uso como um novo fertilizante natural produzido e comercializado somente por nós, ICL, como Polysulphate.

Também revelamos a linha do tempo de como trouxemos ao mercado em todo o mundo e constantemente os atualizaremos sobre as últimas descobertas a respeito do Polysulphate.
Grandes profundidades para novos potenciais produtivos – As últimas descobertas sobre o papel do Polysulphate

Das profundezas vem o fertilizante natural que traz nutrição para altos desempenhos, melhor sanidade e produtividade das culturas em todo planeta Terra.

Para maiores informações aos consumidores sobre o Polysulphate acesse: Folheto do Polysulphate.

A surpreendente Polihalita: uma história profundamente escondida

Encontrado nas profundezas, a 1200 m abaixo da superfície da crosta terrestre, a camada rochosa de Polihalita encontra-se abaixo do Mar do Norte na costa nordeste do Reino Unido.

Esse mineral foi depositado há cerca de 260 milhões de anos, durante o período Permiano, muito antes da era em que os dinossauros habitavam nosso planeta. No período Permiano, a Europa estava muito mais ao sul. O local agora conhecido como Boulby estava então à beira de um amplo oceano raso chamado Mar de Zechstein.

As condições de calor e baixa umidade relativa naquele período faziam com que o mar evaporasse mais rapidamente do que podia ser reabastecido, formando assim a Polihalita. Desta forma, a Polihalita é conhecida por ser um mineral oriundo de evaporação: um sulfato hidratado de potássio, cálcio e magnésio com a seguinte fórmula: K2Ca2Mg(SO4)4·2H2O.

A Polihalita foi descoberta e descrita por Friedrich Stromeyer em Salzburg, Áustria em 1818. O termo Polihalita é derivado do grego: “Poly” significando muitos, e “halita” significando “sais”.

Linha do tempo: da mina até a fazenda

Décadas de pesquisa e investimento resultaram em uma mineração cuidadosa da Polihalita em Boulby, UK. A mina tem fornecido potássio pelos últimos 40 anos e é a única mina no mundo a produzir Polihalita. Estes são os marcos da mineração que possibilitaram o uso do Polysulphate nos dias de hoje.
  • 1999: Início da exploração de Polihalita
  • 2007: Testes iniciais com granulação com (N)PK
  • 2008: Projeto de Polysulphate aprovado pelo conselho da ICL
  • 2009: Início da construção de dois túneis para mineração com comprimento de 800m
  • 2010: Duas amostras de 15 mil toneladas foram extraídas da camada de Polihalita em Boulby
  • 2011: Construção dos túneis finalizada
  • 2012: Início da mineração
Um olhar à frente não esquecendo o passado

O contínuo sucesso de nosso fertilizante natural, que entrega altas performances e se torna cada vez mais respeitado e utilizado por agricultores ao redor do mundo, geralmente gera questionamentos como: “Qual o tamanho da reserva de Polihalita?”

Nossa resposta é: A estimativa é que há um bilhão de toneladas de Polihalita disponíveis desta reserva mineral em Boulby.

E com esta ótima notícia a respeito desta enorme quantidade, encerramos esta edição do Informe Polysulphate.